Tudo que você queria saber.

 

Já faz tempo que o rato deixou de ser somente um animal associado à sujeira e transmissão de doenças. 

Hoje, milhões de pessoas no mundo inteiro possuem ratos como animais de estimação. 

E que ratos são esses? São ratos conhecidos como "ratos de laboratório" ou ainda como Twister, Mecol, Wistar, Fancy Rat etc. 

Na verdade, nada mais são do que ratazanas da espécie Rattus norvegicus, ou seja, 

a mesma espécie do rato marrom - vulgarmente chamado de "rato de esgoto" -, porém isentos de quaisquer doenças e 

agressividade, devido a séculos de isolamento e sucessivas gerações. Para sua tranquilidade, 

saiba que os ratos Twister não necessitam nem mesmo de vacinação. São animais absolutamente limpos. 

Tanto é que são utilizados em laboratórios, onde os ambientes são controlados com o máximo de assepsia e higiene.

 

 

 

 

Derrubando alguns mitos.

 

"Ratos mordem"

 

Os ratos Twister não mordem. Mas para isso é importante que você adquira seu exemplar de um criador ou loja respeitável. 

Só assim, você terá a certeza de ter um Twister manso, socializado e, consequentemente, amigável. 

Antes de comprá-lo ou adotá-lo, certifique-se que seu novo amigo gosta do toque humano, sentindo-se à vontade com a sua 

presença. Evite ratos pouco curiosos, que fogem e/ou se escondem quando da aproximação de pessoas. O bom Twister é sempre  

“simpático” com todos.

A retirada prematura do convívio com a mãe (o ideal é que fiquem juntos pelo menos até o final do desmame), 

isolamento do ambiente humano por um longo período, descaso durante o manejo, 

ausência de cuidados e maus tratos são as principais razões que podem torná-los ariscos ou até mesmo agressivos. 

Por isso, sempre procure avaliar bem como o rato se comporta antes da aquisição ou adoção.

 

“Ratos têm mau cheiro”.

 

Ratos não têm mau cheiro. Ao contrário, possuem pouco ou nenhum odor. Entre todos os roedores são os que menos exalam cheiro. 

Os machos apresentam um odor mais acentuado em relação às fêmeas, mas mesmo assim é pouco perceptível. 

O Twister é um animal limpo. Urina e defeca sempre no mesmo canto do viveiro. O mau cheiro ocorre quando nos esquecemos de 

limpar diariamente o seu ambiente. Já pensou esquecer-se da limpeza do quintal onde seu cão defecou e urinou várias vezes ou 

de trocar a areia do gato?

 

“Ratos são portadores de doenças”.

 

Isso não é verdade. Os ratos de estimação são criados em cativeiro, onde obviamente não estão expostos a doenças que 

poderiam ser transmitidas ao ser humano, são isentos de quaisquer patologias, 

devido a séculos de isolamento e sucessivas gerações. Os ratos Twister são muito limpos e não precisam nem mesmo ser vacinados.

 

 

Como escolher corretamente o seu Twister?

 

 

Certifique-se que o viveiro onde ele está apresenta boas condições de higiene e um pequeno número de outros ratos. 

A superlotação é um péssimo sintoma, como já vimos. Procure perceber se há ratos que espirram demais, 

com olhos ou nariz manchados de vermelho ou com evidente dificuldade de respiração. Se o rato que você escolheu não 

possuir cauda (por sua genética ou por acidente) tenha certeza de que ele caminha normalmente, sem mancar ou perder o 

equilíbrio. Avalie também a pelagem que deve ser brilhante e sem falhas. Na variedade hairless (sem pelos) 

a pele deve ser lisa, sem aparência de escamas ou flocos. Passe o dedo da cauda para os ombros do animal para 

certificar-se de que ele não tem piolhos (pequenos pontos vermelhos)  ou ovos desses parasitas (pequenos pontos brancos). 

Confira se os incisivos (dentes do rato) estão bem alinhados. Coloque o ouvido no ventre ou costas do animal e 

tente ouvir se há algum chiado durante a respiração. Passe a mão em todo o corpo do rato, procurando nódulos, 

o que poderia representar abcessos ou tumores (muito comuns nos ratos Twister). As patas e a cauda devem ser bem formados. 

Ratos filhotes (2 a 5 semanas) podem beliscar de vez em quando, afinal não são tão dóceis como os adultos 

que já foram manipulados.

 

 

Preparando o viveiro.

 

 

Além de ser absolutamente seguro para os ratos, o viveiro deve impedir fugas, ser de fácil limpeza e conter algumas distrações, 

como brinquedos que promovam exercícios físicos e recipientes apropriados para o fornecimento de água e alimentos.

 

ACOSTUMANDO O TWISTER AO NOVO VIVEIRO

 

Especialmente nas duas primeiras semanas, espere que ele se acostume “ao novo lar”. 

Ele precisará cheirar todo o viveiro, escolher um lugar para dormir, saber onde estão a água e o alimento, 

entender que existem alguns brinquedos, coisas para roer e o melhor: que você é o seu novo amigo, por isso, 

pelo menos uma vez ao dia, procure pegá-lo nas mãos e acariciá-lo.  Mantenha-o nos seus ombros ou sente-se no 

sofá ou na cama e deixe que ele ande perto de você.

 

Se você tem mais ratos, não se esqueça de deixar seu novo amigo separado dos outros por 3 semanas. 

É o que chamamos de quarentena. Procure observá-lo. Não manifestando qualquer doença nesse período poderá, 

então, ser colocado com os outros. Após manipulá-lo, evite o manejo dos outros ratos ou lave bem as mãos/troque de roupa.

 

A APRESENTAÇÃO DO RATO RECÉM-CHEGADO

 

O ideal é que a apresentação do rato recém-chegado seja feita em um ambiente neutro, ou seja, sem o odor de nenhum deles. 

Nesse caso utilize um viveiro novo, ou se preferir uma mesa, sofá etc. A partir daí, você precisará observá-los por 

aproximadamente 30 a 60 minutos. Caso não haja qualquer problema, coloque o recém-chegado no novo viveiro e deixe-o lá 

por uns 20-30 minutos para que explore o local, marque-o com seu cheiro (urina) e organize os objetos como preferir. 

Em seguida, coloque junto dele os outros ratos, um de cada vez. Isso evitará que os mais antigos se unam contra ele. 

Continue observado durante algumas horas. Poderá ocorrer uma luta ou outra, mas isso é normal, pois entre eles existe 

a necessidade de estabelecer a hieraquia de dominância. Será de certa forma comum ver um dos ratos antigos, 

virando o novato de barriga para cima, enquanto se debruça sobre ele e, ainda, aqueles que chamarão para uma disputa em pé, 

de frente um para o outro, como num abraço. Deixe que aconteça, contanto que você perceba que se trata apenas 

de uma medição de força e não de uma luta que provoque ferimentos. Caso excedam esses limites, interfira com cuidado. 

Jamais coloque sua mão sem proteção nesse momento – use luvas grossas ou uma toalha para separá-los. 

Deixe que o agressor e o agredido descansem um pouco e volte a juntá-los. Poderá levar até alguns dias para que o 

novato seja aceito. Uma outra opção é reservar algumas guloseimas permitidas para o consumo dos ratos, 

em quantidades idênticas para cada um deles, e oferecê-las como distração para que aprendam a coexistir pacificamente. 

Em alguns casos mais difíceis, alguns criadores dão banho em seus ratos ou pingam uma gota de óleo de baunilha próximo 

à cauda antes de juntá-los, mascarando assim o odor de cada um deles.

Lembramos que alguns ratos precisarão viver sozinhos, pois será muito difícil acostumá-los ao convívio com outros 

de sua espécie. Esses animais exigirão de você mais atenção em relação aos outros.

 

Importante! Estando uma fêmea prenhe ou amamentando os filhotes, nunca introduza no mesmo viveiro um novo rato.

 

 

Uma dieta variada e equilibrada.

 

Os ratos são onívoros, ou seja, alimentam-se tanto de produtos de origem animal como vegetal. Assim a sua dieta deve incluir ração peletizada de qualidade e específica para eles (alimentação básica); verduras escuras, como brócolis, agrião, espinafre, couve, rúcula etc (verduras claras podem provocar diarréia); grãos, como semente de girassol (em pequena quantidade, por ser muito oleosa), aveia em flocos ou com casca, flocos de arroz e de milho sem açúcar, soja torrada, ervilha, trigo, alpiste, barra de cereais para aves, granola sem açúcar, arroz integral seco etc; macarrão cru (alimentos cozidos transformam-se em carboidrato - glicose/açúcar quando metabolizados pelo organismo); frutas diversas (com exceção de frutas cítricas), tais como banana, melão, maçã, pera, morango, pêssego, goiaba etc; e como complemento ração para cães e gatos filhotes que são bastante ricas em proteínas. Alimentam-se de 15 a 20 vezes ao dia.

 

TEMPO DE ALIMENTAÇÃO

 

Procure manter um padrão do tempo de fornecimento de alimentos frescos e outros complementos. 

Além de ajudar muito na uniformidade e controle da dieta de seu rato, a rotina condicionará o seu novo amigo 

a interagir com você, promovendo com mais rapidez a socialização. Esse padrão servirá ainda para:

1. Medir a quantidade de alimento que foi aproveitada, evitando desperdícios futuros.

2. Facilitar a verificação de sinais de doença ou lesão surgidos nas últimas 24 horas.

 

Dicas:

 

Nunca deposite o alimento diretamente na forração/cama do viveiro, onde geralmente são depositadas a urina e fezes. 

Procure sempre acondicioná-lo em um recipiente próprio para isso. Os ratos logo saberão onde procurar comida.

 

ÁGUA

 

Utilize somente garrafas de água próprias para roedores, pois são muito mais seguras e higiênicas.

 

ALIMENTOS PROIBIDOS

 

Alguns alimentos podem ser prejudiciais para os ratos. Aqui, estão alguns deles:

 

Abacate - folhas, pele, casca e caroço de abacate por conter um ácido tóxico. Bebidas Gasosas – além do açúcar não ser 

saudável para os ratos, eles não conseguem arrotar e, portanto, o gás poderá causar desconforto e dor. Chocolate – 

for possuir o alcalóide teobromina, pode causar intoxicação, diarréia, náuseas e aumento da frequência urinária, 

levando a  convulsões, ataque cardíaco, e eventualmente a morte. Grãos secos de milho – podem conter fungos contaminantes, 

tais como aflatoxina e fumonisina que podem causar câncer no fígado dos ratos. Feijão Seco – por conter inibidores da protease, 

bloqueiam a ação de enzimas necessárias para digerir a proteína. Banana Verde – contém um amido resistente, difícil de digerir 

e que pode fermentar no intestino grosso. Batata – por produzir uma toxina chamada solanina, causa nos ratos distúrbios 

gastrointestinais e neurológicos, podendo eventualmente levar à morte se ingerida em quantidade suficiente. 

Alcaçuz (planta e balas) – o alcaçuz contêm ácido glicirrízico e ácido glicirretínico, que podem aumentar a 

pressão sanguínea e intoxicar o fígado e sistema cardiovascular dos ratos em doses maiores. Suco de laranja – 

contém um hidrocarboneto chamados D-limoneno, o que causa o câncer renal em ratos machos. É bom para as fêmeas, no entanto. 

Manteiga de amendoim – extremamente oleosa, pode promover o sufocamento em ratos se ingerida pura. Batata-doce crua – 

por conter um inibidor de tripsina, pode bloquear a digestão de proteínas. Se cozida pode ser oferecida em pequena quantidade. 

Repolho vermelho – contém tiaminase e pode causar deficiência de vitamina B. Leite de soja – jamais deve ser 

administrado a ratos que têm tumores, pois contém precursores dos estrogênios. Se o tumor estiver se desenvolvendo 

por um motivo hormonal, o leite de soja auxiliará ainda mais no seu desenvolvimento.

 

 

A higiene básica.

 

Os ratos são animais muito limpos e cuidam da higiene várias vezes ao dia. Lambem as patas dianteiras e as esfregam na cabeça, 

depois lambem e mordiscam as costas, as laterais do corpo e a barriga. A única parte do corpo que os ratos não limpam é a cauda. 

Logo caberá a você higienizá-la com um pano macio e shampoo apropriado. É bastante comum limparem também seus companheiros, 

como forma de interação social.  Mas, você poderá banhá-los se por qualquer motivo se sujarem demais. 

Nesse caso, encha um recipiente com água morna.Tenha um shampoo apropriado e uma toalha à mão. 

A maioria dos ratos não gostam de se molhar e o seu amigo poderá tentar fugir do banho, escalando o seu braço. 

Insista com delicadeza, passe shampoo em todo o corpo do animal, evitando a cabeça. 

Use a própria água do recipiente para enxaguá-lo. Depois enrole-o na toalha e seque-o o máximo possível. 

Você poderá optar pelo uso de um secador de cabelos (na velocidade mais baixa e com correto ajuste de calor). 

Depois de seco, devolva-o ao viveiro, que deverá estar longe de correntes de ar e baixas temperaturas.

 

 

O corte das unhas.

 

Alguns ratos são tão ativos que naturalmente gastam as unhas, outros nem tanto. 

Nesse caso, elas crescerão o suficiente para provocar arranhões e pequenos ferimentos em sua pele. 

Se isso não o incomoda, não há necessidade de apará-las. Do contrário, utilize um cortador de unhas para bebês. 

As unhas do seu rato poderiam desgastar-se naturalmente, mas geralmente o piso do viveiro não contribui para isso.

 

Como fazer?

 

Coloque-o em seu colo, segure suavemente a pata entre o polegar e o dedo indicador e inicie o corte das unhas. 

Atenção para não cortar demais (atingir o “sabugo” – parte onde nasce a unha) e provocar sangramento. 

Basta remover a extremidade pontiaguda (transparente). Caso o seu rato esteja inquieto demais, impossibilitando o 

corte das unhas, use uma lixa apropriada para isso. As unhas do Twister crescem rapidamente, exigindo novo corte a 

cada duas semanas. 

 

 

Reprodução.

 

 

O macho sempre estará disposto a casalar, mesmo que a fêmea não esteja no cio, mas ela não permitirá. 

Com a chegada do cio, aí sim a fêmea demonstrará que é chegado o momento, mudando seu comportamento. 

Inicia-se a partir daí um ritual para demonstração de seu interesse pelo macho. 

Ela correrá para frente e movimentará as orelhas, sempre atenta para ver se ele a segue. 

No momento certo, a fêmea arqueará as costas e erguerá a cauda, permitindo a cobertura, que levará apenas alguns segundos.  

Algumas tentativas ocorrerão até que finalmente ela ficará prenhe.

 

O rato Twister estará sexualmente ativo entre 60 e 90 dias de vida, mas isso não significa que estará pronto para procriar. 

O ideal é aguardar que ele tenha pelo menos 120 dias, no mínimo. As fêmeas entram no cio a cada 4 - 5 dias. 

A gestação dura entre 21 - 24 dias. Nascerão de 7 a 12 filhotes por ninhada (pelados, surdos e cegos) e 8 a 12 ninhadas por ano.

Saiba que assim que as fêmeas dão à luz, logo depois entram novamente no cio. Se houver um novo acasalamento, 

seus filhotes nascerão durante o período de desmame dos filhotes anteriores. Portanto, entre uma ninhada e outra, 

deixe-a descansar por pelo menos um mês, pois sucessivas crias estressam e contribuem para o rápido envelhecimento das fêmeas. 

Importante! Não toque nos filhotes, não incomode a mãe e nem limpe o viveiro, até o final da segunda semana, 

quando os bebês já estiverem com os pelos completamente crescidos. Isso evitará que ela abandone a prole ou até os devore.

Ao perceber que a fêmea está prenhe, ofereça a ela papel toalha para a construção do ninho. 

Reforce sua alimentação até o final da amamentação.

 

Curiosidades

 

Ratos machos poderão simular acasalamentos com os companheiros de viveiro e do mesmo sexo para exibir dominância 

ou mesmo aliviar a tensão. E o mesmo ocorrerá com fêmeas no cio mantidas longe dos machos.

 

Fêmeas criadas em um mesmo viveiro podem permanecer juntas durante a prenhez e amamentação. 

E mais, elas se alternarão nos cuidados com as ninhadas. Até mesmo aquela que não estiver com filhotes auxiliará, 

funcionando como “babá”.

 

Os pelos dos filhotes nascem com uma semana de vida, aproximadamente. Ao final da segunda semana seus olhos abrirão. 

Dependerão dos cuidados da mãe até a sexta semana, mas poderão ser desmamados quando estiverem ingerindo alimentos sólidos 

(3ª semana).

 

Separando os filhotes por sexo

 

A separação dos filhotes por sexo deverá ocorrer ao final sexta semana de vida. 

Mas como distinguir machos de fêmeas em ratos tão jovens? Simples. 

A distância dos órgãos genitais em relação ao ânus é diferente. 

 

 

Nos machos a distância entre o pênis e o ânus é maior. Nas fêmeas a distância entre a vagina e o ânus é bem menor. 

E somente elas possuem tetas.

 

Comportamento.

 

Os ratos Twister costumam dormir durante o dia e estar mais ativo à noite. São inteligentes e curiosos. 

Por causa disso, podem até aprender alguns truques, semelhantes aos comandos que são dados aos cães. 

Bastante sociáveis, reconhecem seus donos pelo chamado e não resistem a um passeio pela casa. 

Se conviverem desde cedo com pessoas, tornam-se absolutamente dóceis, participam de brincadeiras e 

demonstram prazer quando acariciados, retribuindo seus donos combrincadeiras, lambidinhas e pequenas beliscadas.

 

A Herança Selvagem

 

Ratos adoram comer. Na grande maioria das vezes, os ratos selvagens são obrigados a gastar quase que a 

totalidade de seu tempo em busca de alimentos. Mas se você observar vai perceber que, embora tendo sempre tudo à mão, 

os ratos domésticos ainda mantêm muito desse comportamento, retirando o alimento de seu comedouro e o 

escondendo em algum canto do viveiro. Ao receberem uma guloseima, repare que eles a tomam de sua mão como se você 

fosse desistir de entregá-la e logo se afastam. Por que isso acontece? Porque eles se sentem vulneráveis quando estão comendo. 

Esconder-se em um canto do viveiro cria para eles a sensação de segurança. Por causa disso, alguns não aceitam comida quando 

estão fora de seu viveiro. Ratos não partilham o alimento e, geralmente, roubam comida de seus companheiros, 

o que pode originar brigas.

  

Tipos de Personalidade

 

Ratos submissos – facilmente intimidados por seus companheiros, comem por último, dormem sozinhos ou com outros 

compersonalidade semelhante, escondem-se durante a maior parte do dia, mordem por medo.

 

Ratos normais – são curiosos, jamais submissos ou dominantes em relação aos seus companheiros, comem em grupo, 

participará de brincadeiras, jamais morderá, exceto sob extremo medo ou submetido a dor.

 

Ratos dominantes – impõem-se como dominadores e atacam ratos estranhos à colônia, intimidam seus companheiros, 

comem primeiro e roubam comida dos outros, marcam território (machos) ou refazem o ninho constantemente (fêmeas), 

mordem aparentemente sem qualquer razão. 

 

Explorando Ambientes

 

Os ratos são bastante curiosos, por isso sempre que podem não perdem a chance de explorar um novo ambiente. 

Inicialmente serão bastante cautelosos, movendo-se lentamente. Farejarão tudo, sempre buscando detectar as 

oportunidades de encontrarem algo para comer e onde estão os perigos. Essa tarefa sempre será realizada junto às paredes, 

minimizando, assim, as chances de serem cercados por predadores. Subirão em quase tudo e, se preciso, 

saltarão vários metros em linha reta para atingir seus objetivos de exploração. 

Usarão a cabeça para empurrar e abrir caminho e morderão tudo o que parecer de comer. 

Qualquer barulho os assustará. Então, correrão para um lugar que considerarem seguro. 

Alguns retornam ao viveiro e esperam uma nova oportunidade para dar continuidade à exploração. 

Há, entretanto, ratos tão tímidos e medrosos que nem mesmo encontrando a porta do viveiro aberta correrão 

“os riscos de uma exploração”.

 

Demonstrando Afeto

 

Quando criado desde cedo com as pessoas, o Twister poderá lamber ou mordiscar a pele e as unhas e acariciar os cabelos 

de seus donos, ou atender ao seu chamado como uma forma demonstração de carinho. 

Quando estão felizes raspam os dentes (bruxismo), do mesmo jeito que fazem para desgastá-los.

 

Agressividade

 

Geralmente são ratos que não conviveram com as pessoas desde cedo ou foram maltratados. 

Ratos assim estão sempre prontos a morder, deixando clara a sua intenção, andando ao redor do viveiro com os pelos 

arrepiados diante de qualquer aproximação de pessoas. Podem até emitir sons, como chiados e pequenas bufadas. 

Há também ratos que não são agressivos com humanos, mas que insistem em agredir outros de sua espécie 

(agressividade mais frequente nos machos, podendo manifestar-se também em fêmeas, geralmente nunca antes 

dos 4-6 meses de idade). Nesse caso, trata-se de uma ação exagerada de dominância, com mordidas violentas 

que podem levar o outro à morte – a castração pode ser uma solução, mas sem qualquer garantia. 

Ratos com esse desvio de comportamento devem viver sozinhos.

 

Dominância

 

Embora alguns ratos possam ser inofensivos e bastante simpáticos, ainda assim podem manifestam uma personalidade 

dominadora com outros ratos, virando-os de barriga para cima para lambê-los (power-grooming) ou urinar sobre eles para 

torná-los seus subordinados. Geralmente também são ladrões de comida. Tudo para que fique bem claro que, sendo o líder, 

ele comerá primeiro. Esses ratos podem aumentar o grau de agressividade, por meio de provocações, como empurrões, 

beliscões, agarrões e puxões na pele dos outros companheiros de viveiro. 

 

Medo

 

Socializado ou não o rato sempre demonstrará um pouco de medo. Sua reação imediata será buscar um lugar para se 

esconder, onde permanecerá atento para ter certeza de que está seguro. Um rato encurralado poderá morder, 

temendo por sua vida. Ratos medrosos ou em situação de perigo defecam e urinam até mesmo no colo ou mãos de seu dono, 

caso não estejam ainda acostumados ao convívio com pessoas. Mas isso poderá ser corrigido com o correto manejo.

 

Marcação de Território

 

Ambos os sexos marcam território com algumas gotas de urina. Os machos mais do que as fêmeas, mas isso depende da 

personalidade do rato – mais ou menos dominante. A marcação ocorrerá no viveiro, fora dele e também no corpo das pessoas.

          

Roer

 

Ratos adoram roer. Como seus incisivos não param de crescer, roem constantemente quase tudo. 

Tudo que estiver ao seu alcance poderá ser roído. E, se não tiverem nada à disposição, 

esfregarão um dente no outro para desgastá-los (ou para demonstrar afeto, como vimos acima).  

 

Observando ao redor

 

Ratos estão sempre observando tudo ao redor, em constante estado de atenção, seja em um lugar aberto ou em um esconderijo. 

Não é incomum ver alguns deles balançando de um lado para o outro, apoiados nas patas dianteiras. 

Isso acontece porque a visão não é o melhor de seus sentidos (especialmente, nos ratos de olhos vermelhos). 

Quando fazem isso, estão buscando avaliar a distância entre eles e algum objeto, animal ou pessoa.

 

Brincando

 

Ratos gostam muito de brincar, seja entre eles ou com seres humanos. Geralmente, as brincadeiras resumem-se a 

perseguições ao redor do viveiro e pequenas lutas. Às vezes, as brincadeiras se transformam em lutas de verdade, 

mas logo emitem um som semelhante a um chiado, mostrando que é hora de interromper a brincadeira. 

A higiene – especialmente a prática do power-grooming – pode ser também uma forma de brincadeira, 

como vimos no capítulo Higiene Básica. Da mesma forma brincam com os seres humanos, perseguindo suas mãos, 

dando pequenas beliscadas e até mesmo arriscando uma luta. Nesse momentos o ideal é usar a mesma linguagem dos ratos, 

virando-o seu amigo de barriga para cima e coçando sua barriga (como fazem entre eles). 

Alguns fogem, correndo rapidamente, mas voltam para reiniciar a brincadeira. Se ele beliscar com um pouco mais de 

força a sua mão, emita algum som para que ele perceba que está passando dos limites.

 

 

O Padrão oficial.

Aparência - agradável aos olhos, com bom esboço e atento. Corpo longo, robusto e com ossos fortes e lombo bem arqueado. 

Bom peso para evidenciar suas qualidades, pelo curto, liso (exceto na variedade Rex), com brilho natural e denso o 

suficiente para cobrir o corpo. Cabeça - longa e não muito fina, deve mostrar amplitude e boa largura entre os olhos e 

orelhas. Bigodes bem desenvolvidos (longos e retos, exceto Rex, Satin e Hairless). Olhos - grandes, escuros, 

mostrando curiosidade. Orelhas - bem separadas, em pé, de formato arredondado e de bom tamanho, livre de dobras ou pregas. 

Cauda - grossa na base, afinando na extremidade, sem torções ou ondulações, de comprimento igual ou superior ao corpo. 

Tamanho - o tamanho não é falta desqualificante (nos países onde ocorrem concursos), porém prevalece a vantagens sobre 

os exemplares maiores. O tamanho médio deve estar entre 20 e 25 cm, do focinho à base da cauda, com aproximadamente 

o mesmo comprimento da cauda. Os machos são ligeriramente maiores em relação às fêmeas. Geral - deve ser dócil e de 

fácil manuseio. Qualquer evidência de defeito físico ou instabilidade de temperamento será penalizada, podendo o 

exemplar ser eliminado da avaliação.

 

As seguintes falhas, eliminações e perdas de direitos são aplicáveis a todas as exposições, independentemente da 

variedade ou cor:

 

Faltas - orelhas entalhadas, peso acima ou abaixo, pelagem manchada ou suja. Eliminações - abcesso, fêmeas prenhes 

ou amamentando, qualquer doença respiratória, crostas, presença de parasitas, pele escamosa, infecções oculares, 

alergias, bigodes muito curtos ou ausentes, ferimentos, animais inscritos indevidamente, apresentados com menos de 

9 semanas de idade, morder, em péssima condição para participação. Desqualificações - tumores, cegueira ou ausência 

de um ou ambos os olhos, orelhas rasgadas ou faltando parte, pescoço torto, ausência de qualquer parte do corpo, 

cauda quebrada, machos não apresentando os testículos em condições normais ou castrados, qualquer ação que com o 

objetivo de modificar a condição natural do animal (tingimento, apara de pelos etc). 

 

Se na opinião do juiz um determinado animal não preencher os requisitos mínimos na aparência ou saúde, receberá a 

avaliação N/A (não aplicável) e ficará sem colocação.

 

Pontuação:

Cor (conforme estipulado para a variedade) – 50 pontos; Tipo – 50 pontos; Condição – 10 pontos; Cabeça – 5 pontos; 

Olhos – 5 pontos; Orelhas – 5 pontos; Cauda – 5 pontos; Tamanho – 5 pontos.

 

Atualmente, todos os ratos são mostrados em seis variedades:

 

Standard – pelo curto, liso e brilhante.

Rex – pelo e bigodes encaracolados.

Tailless – completa ausência de uma cauda.

Hairlees – completa ausência de pelos.

Satin – pelos finos, longos e com brilho acetinado.

Dumbo – grandes orelhas ao lado da cabeça.

 

Cada uma dessas seis variedades são agrupadas em seis seções por marcações de cor e corpo. 

Há 33 cores distintas reconhecida entre essas seções.

 

SELF - O corpo inteiro é composto de cor uniforme. Eles são: Beige, Black, Blue, Blue-Beige, Champagne, Chocolate, Cocoa, 

Lilac, Mink, Platinum, Russian Blue, Russian Dove, Sky Blue, Black-Eyed White, Pink-Eyed White (Bege, Preto, Azul, 

Azul-Bége, Champanhe, Chocolate, Cacau, Lilás, Marta, Platina, Azul-Russo, Dove-Russo, Celeste, 

Branco de Olhos Pretos e Branco de Olhos Vermelhos).

 

AOC (QUALQUER OUTRA COR) - O corpo inteiro da mesma cor, mas a pelagem consiste em fios individuais ligados a duas 

ou mais cores. As cores são: Agouti, Amber, Blue Agouti, Chinchilla, Cinnamon, Cinnamon Pearl, Fawn, Lynx, Pearl, 

Russian Blue Agouti (Agouti, Âmbar, Azul-Agouti, Chinchilla, Canela, Canela-Pérola, Gamo, Lince, Pérola, Agouti Azul-Russo).

 

AOCP (QUALQUER OUTRA COR PADRÃO) - Combinação de duas ou mais cores diferente do branco dispostas em um padrão reconhecido. 

As cores são: Blue Point Siamese, Burmese, Himalayan, Russian Blue Point Siamese, Seal Point Siamese, Merle (Blue Point Siamês, 

Birmânia, Himalaia, Blue Point Siamês Russo, Siamês Seal Point, Merle).

 

PRATEADO - Casaco uniformemente intercalado com pelos brancos. As cores são: Silver Black, Silver Blue, Silver Chocolate, 

Silver Fawn, Silver Lilac, Silver Mink (Prata Escuro, Prata-Azul, Prata-Chocolate, Prata-Gamo, Prata-Lilás, Prata-Marta).

 

MARCADO - Há dez grupos dentro desta seção, nomeado de acordo com o padrão de suas marcas, em qualquer cor reconhecida:

 

Inglês Irlandês. Tem um triângulo equilátero branco no peito. As patas dianteiras são marcadas de branco. Irlandês. 

Pode ter qualquer uma das cores reconhecidas. Possui uma marcação branca na barriga (de tamanho moderado e sem se 

estender para os lados, peito ou pernas), as quatro patas (simétricas) e a ponta da cauda (não mais que ¼ do comprimento total) 

brancas. Berkshire. Pode ter qualquer uma das cores reconhecidas. Barriga completamente branca, como nos ratos Fox; 

patas e cauda brancas e um pequena mancha entre as orelhas. Essex. Tem marcas semelhantes ao Berkshire, com certa descoloração. 

A área mais escura deve estar ao longo da coluna vertebral, tornando-se menos intensa nas laterais do corpo, 

estendendo-se até o ventre, que não poderá ser branco ou possuir manchas mais escuras. Visto de cima, o efeito de 

descoloração deve ser simétrico, chegando aos pés esbranquiçados. Possui uma mancha bem definida e simétrica no centro da testa.

Variegated. Pode ter qualquer uma das cores reconhecidas. É similar ao Hooded (rato com capuz), com a cabeça e ombros 

coloridos, barriga branca, mancha branca na testa. Mas em vez de uma coluna/listra de marcação no dorso, apresenta 

manchas na parte de trás, ou salpicos de cor que vão dos ombros até a cauda, incluindo as laterais e a própria cauda. 

Blaze. Tem uma mancha branca em forma de cunha na face – do focinho para os ouvidos. Dalmatian. 

Pode ter qualquer cor reconhecida. Tem numerosas manchas (de contorno irregular e de tamanhos aproximadamente iguais) 

bem distribuídas por todo o corpo branco. Hooded. Pode ter qualquer cor reconhecida. Corpo branco com uma capa colorida 

de largura moderada sobre cabeça, pescoço, peito e ombros (sem manchas), que se estende como uma faixa ao longo do dorso 

sem interrupção ou bordas irregulares até a cauda. A cauda deve ser colorida na base, e branca até a extremidade. Bareback. 

Pode ter qualquer cor reconhecida. Possui uma capa colorida sobre a cabeça, pescoço (incluindo o queixo e garganta), 

peito e ombros e o corpo branco sem qualquer mancha. Capped. Pode ter qualquer cor reconhecida. Corpo branco sem qualquer 

mancha com uma capa colorida na cabeça, sem manchas irregulares, até o limite da garganta (seguindo a linha do maxilar) e 

orelhas. Masked. Pode ter qualquer cor reconhecida. Corpo branco sem manchas e uma máscara de cor como uma faixa bem 

definida sobre os olhos e acima do focinho.

 

ODD EYE - Esses ratos possuem um olho rosa e outro rubi escuro ou preto. Elas podem aparecer em qualquer cor reconhecida e 

padrão de marcação reconhecido ou não.

Aqui tem as fotos das cores: https://www.camarattery.com/colorsmarkings.htm

 

 

 

Fonte dos textos: https://ratostwister.blogspot.com/

Fonte das imagens: https://www.google.com.br/imghp?hl=pt-br&tab=wi

Se encontrou algo seu aqui, e tem como provar que é seu, e não gostou que esteja aqui, avise aqui: thamurdock@gmail.com, que tirarei o mais rápido possível. Se não provar, sinto muito baby.