Ratazana
05-12-2010 15:59
Nome científico: Rattus Norvegicus
Como animal de companhia
A Ratazana é um animal com um estigma muito forte na sociedade, associado a doenças e pragas de outros tempos e é um dos mais incompreendidos animais de estimação.
Muitas pessoas têm outros roedores como Pets, mas ratazanas é não, no entanto a Ratazana é um animal muito simples de cuidar, amigável e bastante limpo.
É um animal social e deve ser mantido em grupos do mesmo sexo, nunca sozinho, para além de que se habituada desde pequena é muito devota e amiga do dono. Como animal de estimação existe há mais de duzentos anos e no último século desenvolveram-se muitos padrões e cores diferentes, existindo clubes que fazem exibições no Norte da Europa e na América.
A gaiola
A gaiola deve ser grande, maior do que para outros roedores e resistente, com plataformas e espaço que permitem o movimento. São animais muito curiosos e essa curiosidade deve ser estimulada com brinquedos e brincadeiras com o dono.
Esperança de vida
O seu tempo de vida não é longo, que é em volta dos 3 anos.
Alimentação
A ratazana de estimação é um animal omnívoro e come praticamente de tudo. No mercado existem algumas rações próprias.
Frutas e vegetais podem servir de complemento à dieta. Como em qualquer outro animal deve ter uma dieta equilibrada para evitar problemas de saúde.
Cuidados especiais
Devem ter sticks próprios para mascar e roer de forma a prevenir o crescimento dos incisivos, que crescem continuamente ao longo da vida.
São muito sensíveis a problemas respiratórios, por isso a gaiola deve-se manter o mais limpa possível. Para o forro deve-se utilizar aparas de madeira, mas ter em atenção que estas não devem ficar muito tempo úmidas com a urina, pois isso é prejudicial para as Ratazanas.
Reprodução
Atinge normalmente a maturidade sexual às 6 semanas, mas é melhor esperar pelas 16 no caso de se decidir fazer criação. Como em outros roedores as Ratazanas são grandes procriadoras e podem ter ninhadas de muitos indivíduos (mais de 6 normalmente). Uma fêmea entra em cio a cada 4-5 dias. Machos e fêmeas devem estar separados e juntos apenas durante 1-2 horas para copularem. Se se notar algum sinal de agressão durante este tempo é melhor separá-los.
A gestação dura apenas 22 dias e após o nascimento as crias abrem os olhos ao fim de 14 dias. Devem permancer com a mãe durante as primeiras 4 semanas e só depois separadas. Durante o processo de amamentação a mãe deve ter uma alimentação rica em proteinas.
Os bebês devem ser manuseados diariamente de modo a se acostumarem aos humanos e de no futuro serem muito mais amigáveis e dedicados, pois as ratazanas são animais sociais e devotados ao dono e a interacção com este é muito importante. Após a separação da mãe, devem ser separadas em grupos do mesmo sexo e normalmente dão-se bastante bem entre si nestas condições.
Rui Martins
Clube dos Amigos dos Porquinhos-da-índia
https://capi.no.sapo.pt
Texto retirado de https://www.bicharada.net
Imagem retirada do Google>Imagens.